terça-feira, 25 de março de 2014

O melhor novato em muito tempo ?


 A Stock Car Brasil 2014 iniciou seus trabalhos no final de semana passado, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Nesse ano tivemos uma das maiores mudanças dos últimos anos na categoria, que foi a introdução do câmbio eletrônico com o uso das borboletas e não mais da alavanca sequencial. Tivemos também, excepcionalmente, na abertura do campeonato, uma corrida em duplas, ou seja, cada um dos pilotos que iriam disputar o campeonato completo, deveria chamar um piloto com carreira bem sucedida no automobilismo. Muitos optaram por grandes estrelas internacionais, que foi o caso de Atila Abreu, que convidou Nelsinho Piquet, que foi piloto da NASCAR no ano passa e nessa temporada será piloto do Global Rallycross, e Rúbens Barrichello, que convidou Augusto Farfus, piloto da DTM. A etapa de São Paulo marcou a estreia da primeira mulher com um contrato na Stock Car, com Bia Figueiredo.

 Os pilotos convidados seriam uma das maiores atrações da corrida, e tudo levava a crer que Cacá Bueno e Pato Silva (TC2000), venceriam a prova, isso porque, o argentino se adaptou rapidamente ao carro e junto com seu parceiro fez a pole-position. Mas um novato estava ali, pertinho deles, Felipe Fraga, apenas 18 anos acertou já em sua primeira escolha, ao convidar Rodrigo Sperafico (Ex-Stock Car). A chuva não podia faltar em dia de abertura na Stock, e como de costume, fez alguma diferença na prova. Logo na largada, Thiago Camilo teve um problema com seu cambio e não conseguiu largar, abandonando a prova. A prova, que começou atrás do Safety-Car, quando foi realmente liberada, se mostrou muito ativa, com Cacá Bueno segurando a ponta mas pressionado por Valdeno e Daniel Serra, e logo atrás vinha o novato Felipe Fraga. Barrichello tentou passar Navarro e ambos rodaram, pior para Navarro que tentou voltar á pista mas seu carro novamente rodou e ele foi fortemente atingido, causando a entrada do Safety-Car. Quando foram liberadas as paradas para troca de pneus, pilotos e reabastecimento, Bueno entrou na primeira oportunidade ao contrario de outros pilotos, que deram o máximo de voltas possíveis, e Felipe Fraga foi magico em sua estratégia, ele ficou na pista e conseguiu uma volta quase que de classificação e quando parou, deu ao seu parceiro, a chance da vitória. E Sperafico não hesitou, acostumado ao equipamento, diferentemente dos outros pilotos, ele somente passeou em direção à vitória, chegando bem a frente do carro de Valdeno Brito, que era guiado por Jeroen Bleekemolen e de Marcos Gomes, que estava sendo conduzido pelo piloto Mauro Giallombardo. Com a vitória, Fraga que foi campeão da categoria de acesso no ano passado, já sai na frente no campeonato e de quebra se torna o piloto mais novo da história a vencer um prova. Cacá Bueno, atual campeão chegou só em sétimo.

 A Stock Car desembarca agora em Santa Cruz do Sul, no dia 13 de abril, para a segunda etapa, agora, apenas com os pilotos regulares.


 Você pode me seguir no twitter: @arthurveiga11.


Nenhum comentário:

Postar um comentário