sexta-feira, 28 de março de 2014

Foram ligados os motores da Indy


 A Formula Indy tenta, em 2014, recuperar o público perdido nos últimos anos, principalmente para a NASCAR. Para isso, a categoria anunciou uma série de mudanças para tornar o campeonato mais atrativo para o fã.

Pilotos
 O mercado de pilotos durante o inverno foi agitado, e contou com um grande nome voltando às origens, Juan Pablo Montoya está de volta após ficar longos anos longe da categoria. Nesse período, o colombiano teve uma passagem pela Formula 1 e pela NASCAR. Nesse última, Montoya saiu pelas portas do fundo, pois, não teve seu contrato renovado pela equipe Chip Ganassi, que deu uma chance para Kyle Larson no carro #42 da equipe e deixou o sul-americano de lado. Para revidar, Montoya foi para a maior rival da Ganassi na Formula Indy, a equipe Penske, coordenada por Roger Penske. Mas nem tudo girou em volta de Montoya nessa inter-temporada. Tivemos o emfim acerto de Tony Kanaan com a Chip Ganassi, uma contratação de peso para o time, que tentou esfriar a hype criada em cima de Montoya. A Chip Ganassi também assinou com Ryan Briscoe, e fechou as vagas no time.

 A Andretti se viu ameaçada pela KV Racing que queria levar James Hinchcliffe sem a exigência de um patrocinador, já que o canadense perdeu o apoio da GoDaddy.com, e com salario garantido. Porém o time dirigido pela familia Andretti resolveu renovar o contrato do Hinchcliffe e buscar um patrocínio. A equipe ainda fechou com Carlos Muñoz, uma jovem estrela mexicana vindo da Indy Lights. Sem Hinchcliffe, a KV foi em busca de um nome de peso, e encontrou esse em Sébastien Bourdais, que se viu sem emprego com o fechamento da Dragon.

 A Panther perdeu seu carro chefe, o patrocínio da National Guard e portanto deverá passar um ano apertado, enquanto isso, o patrocínio militar passou a ser da RLL, e Grahan Rahal será o principal piloto da equipe.

Etapas

 A Indy é uma categoria americana, contudo, diferentemente da NASCAR, que corre praticamente todas as etapas em ovais, a categoria dos monopostos segue outros rumos, e investe nas corridas de ruas. Serão 8 provas em circuitos de rua, 4 em mistos e 6 em ovais.

 Nesse ano, a Indy aposta nos Duels, ou seja, finais de semana com 2 corridas. Nesse ano serão 3 eventos desse tipo. Nas ruas de Detroit, nas ruas de Houston e nas ruas de Toronto, que é a única etapa fora dos Estados Unidos. 

 Outra novidade será o GP de Indianapolis. A prova será realizada no Indianapolis Motor Speedway, e usará o mesmo traçado que a Formula 1 usava, o circuito misto, ele será realizado 15 dias antes da 500 milhas de Indianapolis.

DataPaís / CidadePistaHorário*
30 de Março St. PetersburgRua18 horas
13 de Abril Long BeachRua18 horas
27 de Abril Barber Motorsports ParkMisto16:30 horas
10 de Maio GP de IndianapolisMisto17:30 horas
25 de Maio Indianapolis 500Oval14 horas
31 de Maio Detroit (Duel – Corrida 1)Rua17:30 horas
1 de Junho Detroit (Duel – Corrida 2)Rua17:30 horas
7 de Junho Texas Motor SpeedwayOval22 horas
28 de Junho Houston (Race 1)Rua17 horas
29 de Junho Houston (Race 2)Rua17 horas
6 de Julho PoconoTrioval14 horas
12 de Julho IowaOval22 horas
19 de Julho Toronto (Corrida 1)Rua17 horas
20 de Julho Toronto (Corrida 2)Rua17 horas
3 de Agosto Mid-OhioMisto17 horas
17 de Agosto MilwaukeeOval17 horas
24 de Agosto SonomaMisto18 horas
30 de Agosto FontanaOval23 horas

* Horário de Brasília
Novidades

 Em 2014, a Indy fez algumas alterações no regulamento. Uma delas é a pontuação dobrada nas etapas de 500 milhas, que são provas mais longas, e a direção julga necessária essa medida. Portanto, cada vitória em Indianapolis, Pocono e Fontana renderá ao vencedor 100 pontos, ao invés dos 50 usuais. 

 Outra alteração é o formato da classificação para a Indy 500. Esse ano todos os carros irão à pista no mesmo dia, e terão direito a 4 voltas. Os 33 melhores carros de classificam para a prova e voltam no dia seguinte à pista. Nesse dia, os 9 melhores pilotos disputarão a pole. O resto dos pilotos irão disputar suas posições no resto do grid. Portanto, no primeiro dia, que será realizado em um sábado, teremos um evento e no domingo teremos outro evento.

 A Indy e o Grupo Bandeirantes fecharam um acordo, e a Band continuará transmitindo as provas para o Brasil. Houve um impasse entre as duas partes, já que a Band queria rescindir o contrato e não mais realizar uma prova no Brasil, devido a problemas financeiros, no entanto, o grupo do Morumbi teria problemas com a categoria que iria mexer uma ação na justiça e o grupo achou melhor voltar atrás e fazer as transmissões. Em 2014 não teremos Indy no Brasil, mas a categoria regressa ao país em 2015, com uma nova casa. A Capital Federal será o novo local de disputa. O Rio de Janeiro também demonstrou interesse, mas não foi o escolhido.


 Essa é a Formula Indy versão 2014, a disputa promete ser emocionante, e vale a pena conferir.

------------------------------------------------

 Você pode me seguir no twitter: @arthurveiga11.





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário