terça-feira, 11 de março de 2014

A dominância francesa no WRC - Parte 1


Nos últimos 10 anos, o World Rally Championship ou simplesmente WRC, foi dominado pelos franceses. Talvez seja injusto falar pelos franceses pois Sébastien Loeb venceu o campeonato de 2004 até 2012, e se não se despedisse das trilhas, era franco favorito ao título em 2013. No entanto é inevitável, não citar o nome de Sébastien Ogier. Ogier foi o campeão absoluto do WRC em 2013, terminando 114 pontos à frente do segundo colocado, o belga Thierry Neuville, e tendo conquistado 9 das 13 vitórias possíveis e ficando em segundo em mais 2 rallys.
Hoje conheceremos Sébastien Loeb, o maior vencedor da história do Campeonato Mundial de Rally.


Sébastien Loeb nasceu em Hanguenau em 26 de fevereiro de 1974. Quando criança ele tinha o desejo de se tornar acrobata. Isso mudou com o passar do tempo e em 1998 ele decidiu iniciar sua carreira no rally, na série de trofeus Citroen Saxo Francesa e sendo campeão em 1999. Loeb consegui entrar no Junior WRC, vencendo o título em 2001 e já fazendo alguns rallys na categoria principal.
Em 2002 ele migrou para o WRC em tempo integral, e já naquele ano venceu o dificílimo rally da Alemanha alem de ter sua vitoria no sempre complicado rally de Monte Carlo retirada. Em 2003 Loeb começou dar amostras do que ele poderia fazer, vencendo 3 rallys, ele perdeu para Peter Solberg na classificação geral por apenas 1 ponto.
Em 2004 ele provaria seu valor, Loeb venceu na casa de seu navegado Daniel Elena, o rally de Monte Carlo. Chegando a Suécia, ele teria muitos desafios para se sair bem num piso que não o favorece, e ele o fez, vencendo o Rally da Suécia e se tornando o primeiro não-Escandinavo a vencer a prova. Ele ainda venceria mais 4 provas e provaria seu domínio para qualquer critico.
Em suas seguintes temporadas Loeb sempre foi o favorito, e não decepcionou, em 2006 ele venceu 11 rallys, um recorde para uma temporada. Até que, em 2012 ele anunciou que não iria participar de toda a temporada do WRC, e iria fazer 4 aparições apenas.
Em 2013 Loeb fez o que prometeu, e correu 4 rallys, vencendo 2 deles. Loeb fez história no WRC e mudou a história do Campeonato Mundial de Rally e fez investidores olharem com bons olho para o certame. 
Se você ainda tiver saudade do multi-campeão, você pode vê-lo em eventos de carros de turismo e GT e até do RallyCross.

No próximo capitulo falaremos de Sébastien Ogier, aguarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário