quinta-feira, 10 de abril de 2014

De onde vem os jogadores da MLB



 Você já parou para se perguntar de onde vieram os astros que hoje atuam nos campos da MLB ?

 Geralmente, os jogadores são adquiridos via draft ou compra dos direitos de jogadores estrangeiros, que é o que acontece no caso de latinos e japoneses. 

 Para entender melhor, irei explicar como funciona o draft da MLB. Diferentemente da seleção da NBA, NHL e NFL que tem rodadas pré definidas, 7 no caso das duas últimas e 2 no caso da NBA, o draft da MLB não tem um número de rodadas pré definidas, portanto, um time pode parar de selecionar jogadores quando achar que já conseguiu o que queria. A grande maioria dos jogadores selecionados no draft do baseball, vem diretamente do High School, ou seja, apenas 15% dos jogadores passam pela universidade antes de ir para o draft.

 Ao ser selecionado, o jogador pode escolher se que ir para aquele time ou não. Se ele aceitar, ele é mandado para um time afiliado daquele time da MLB na MiLB ou Minor League Baseball, que é dividida em níveis, então quanto melhor for o jogador, melhor será o nível que ele estará e mais rapidamente ele jogará na MLB. Os níveis são em ordem decrescente: Triple-A, Double-A e Single-A, o Single-A é dividido em 2 subníveis, o Sigle-A advanced e o Single-A. Conforme for o rendimento do atleta, ele vai subindo de nível até chegar na Major League Baseball.

O Single-A geralmente abriga os jogadores que saem direto do High School, ou seja, tem idade entre 17 e 20 anos e que não foram os maiores destaques em suas respectivas escolas. O Single-A Advanced conta com jogadores de High School com mais importância durante seus anos de colegial e alguns jogadores universitários.

O Double-A é um nível com muita diferença para as ligas Single, aqui são colocados os melhores prospectos vindos do draft, jogadores que eram do triple-A mas sofreram uma lesão e tem de pegar ritmo de jogo novamente. Jogadores mais velhos, que veem de outras ligas, fala-se estrangeiros, geralmente são colocados nesse nível também, por um questão de adaptação ao ritmo do jogo nos EUA.

 No triple-A o ritmo e o nível de jogo é o mais próximo possível da MLB, isso devido ao alto número de jogadores que já jogaram nas grandes ligas jogarem lá. Geralmente nesse nível jogam jogadores da MLB que precisam melhorar um pouco em seus atributos, jogadores vindos das primeiras escolhas do draft e estrangeiros que já tem um bom nível técnico. Os melhores jogadores de high school podem jogar aqui, no entanto não é com frequência que acontece. As equipes desse nível geralmente tem jogadores da MLB que estão no elenco de 40 jogadores e que voltam às grandes liga em setembro, quando o elenco permitido é maior. É comum nesse nível o time ter uma relação maior com seu "patrão'' na MLB, portanto, muitos jogadores ficam fazendo intercambiando entre MLB e triple-A.

É bom lembrar que todos os níveis acima citados são profissionais, ou seja, o jogador tem um contrato e ganha salario, que é pago pelo time da MLB que é ''dono'' do time nas ligas menores, assim como uniformes, tacos e bolas. O time da liga menor, portanto, tem somente os custos das viagens para pagar.


--------------------------------------------------------------------

 Você pode me seguir no twitter: @arthurveiga11.


Nenhum comentário:

Postar um comentário