domingo, 13 de abril de 2014

A segunda vitória


 A NASCAR chegou à Darlington, na Carolina do Sul, digamos um dos estados precursores da NASCAR. A Dama de Preto, como é chamado o oval devido às marcas deixadas pelos carros no muro quando o tocam, é o oval mais difícil no calendário. Isso se deve à configuração da pista, que tem 1.366 milhas, e tem é muito estreito em suas curvas, portanto, não há espaços para erros. O público que compareceu ao oval presenciou duas belas provas e viu no Victory Lane de ambas as categorias, dois pilotos que já haviam vencido na atual temporada, algo inédito na Sprint Cup esse ano.

Nationwide Series

 A Nationwide series desembarcou em Darlington com um novo líder e todos da mídia queriam ver o que ele iria fazer após sua primeira vitória na categoria.

 Chase Elliott, o líder, não fez feio e desbancou grandes nomes da Sprint Cup no treino de classificação, como Matt Kenseth e Kevin Harvick. No entanto o #9 foi superado por Kyle Busch que largou em primeiro. Ty Dillon, outro novato, fechou o top 5. O treino contou com Kyle Larson batendo no muro, justificando o apelido da pista, e largou em décimo-segundo, com o carro reserva.

 Na largada, Kyle Busch manteve a ponta e viu seu companheiro de equipe Matt Kenseth passar passar a atual estrela da categoria para assumir a segunda posição. Algumas voltas depois Elliott também perdeu a terceira para Kevin Harvick e então veio a primeira amarela. Nos pits, Harvick ganhou a posição de Kenseth e Busch manteve a ponta. Na relargada, Harvick passou o Buschinho pela ponta, mas logo depois o #54 deu o troco. 3 voltas mais tarde Chase Elliott fez mais uma de suas belas manobras e passou de uma vez só, Harvick e Kenseth para assumir a segunda colocação. Logo depois Elliott passou Kyle Busch e assumiu a ponta, Kyle ainda perderia a segunda para Harvick que o passou depois de alguns giros. Com nova amarela, os pilotos foram para os pits e Harvick voltou em primeiro, seguido de Chase e Ragan Smith. Na relargada, 3 pilotos da JR Motorsport estavam nas 3 primeiras posições, um belo trabalho do time de Dale Jr. e Ricky Hendrick. Logo após a relargada, Chase Elliott passou Harvick e reassumiu a liderança. Após 2 amarelas quase que coladas, Elliott manteve a ponta, mas viu Kyle Larson chegar à segunda posição, após passar Kevin Harvick. Após mais uma amarela, os pilotos foram para os pits e Kyle Busch voltou em primeiro, seguido de Kenseth e Harvick. Na relargada, o Buschinho segurou a ponta e viu Kyle Larson se aproximar, quando mais uma amarela foi acionada. Com novo recomeço, Busch segurou a ponta, seguido de Larson e Elliott. Na 108 Chase passou Kyle Larson pela segunda posição, quando á 7 voltas do fim, uma última amarela foi acionada. Elliott Sadler e Kyle Larson trocaram apenas 2 pneus e voltaram na frente. A corrida recomeçou com 2 voltas para a bandeirada final, e Sadler manteve a ponta, com Elliott passando Larson. Com bandeira branca, Sadler tentou, mas não conseguiu segurar Chase Elliott, e viu o novato garantir sua segunda vitória da carreira e a segunda seguida.

 Com a vitória, Chase Elliott abre na liderança e se firma como um dos principais pilotos da categoria, e alguém duvida que ele será o piloto mais popular da Nationwide em 2014 ? Eu não.

Classificação da Nationwide após 7 etapas
  1. Chase Elliott - 271 pontos
  2. Ragan Smith - 258
  3. Elliott Sadler - 251
  4. Ty Dillon - 248
  5. Trevor Bayne - 241
  6. Brian Scott - 225
  7. Brendan Gaugham - 215
  8. Dylan Kwasiniewski - 200
  9. James Buescher - 195
  10. Ryan Reed - 172
Sprint Cup

 A exemplo da Nationwide, a Cup também viu em seu vencedor, alguém que já esteve no Victory Lane nesse ano, quebrando a sequência de 7 vencedores diferentes em 7 provas. Curiosamente, esse piloto que venceu, era o de pior classificação daqueles que já haviam vencido pelo menos uma vez na Sprint Cup em 2014.

 Kevin Harvick foi o mais rápido na última parte do treino, e garantiu a primeira posição. Logano, que é o único piloto que conseguiu avançar para parte final de todos o treinos na atual temporada, foi o segundo. Atrás deles vieram Aric Almirola, Marcos Ambrose e Brad Keselowski.

 A #4 não conseguiu segurar a ponta na largada e viu Joey Logano assumir a ponta. Na 36 ele foi novamente ultrapassado, dessa vez pelo então líder do campeonato Jeff Gordon. Na primeira amarela, os pilotos foram para os pits e Gordon voltou na frente, seguido de Harvick e Busch. Na relargada, Gordon caiu para terceiro, mas algumas voltas depois ele deu o troco no Buschinho, e voltou para segundo. Dale Jr., também passou Busch. Após a amarela e as paradas nos pits, Denny Hamlin trocou só dois pneus e voltou na frente, seguido de Matt Kenseth e Kasey Kahne. Na relargada, Kenseth passou Hamlin e assumiu a ponta. Algumas voltas mais tarde, Harvick voltava à ponta ao passar Matt Kenseth. Após amarela e pits novamente, a ordem dos 3 primeiros não mudaram, e na relargada, Harvick manteve a primeira posição. Alguns giros depois, Gordon passou Kenseth e assumiu a segunda posição. Na 124, 2 pilotos foram para o muro, e nova amarela foi acionada, com os carros indo para os pits. Harvick, Gordon e Keselowski foram os mais rápidos e voltaram na frente. Na relargada Harvick se manteve a Keselowski passou Gordon. Na 170, os pilotos começaram a parar em bandeira verde. Após todos pararem, Kasey Kahne assumiu a ponta. Na 200, Paul Menard causou bandeira amarela e nos pits, Kasey Kahne foi bem e continuou na frente, seguido de Harvick e Dale Jr.. Após algumas voltas, quando a amarela foi reacionada, Brian Vickers e Ryan Newman trocaram apenas 2 pneus e voltaram na frente. Na relargada, Vickers se segurou na ponta e Newman veio logo atrás, no entanto, a alegria de Newman logo chegou ao fim depois que Gordon e Keselowski o passaram. Em uma nova amarela, Vickers foi o mais rápido nos pits, e voltou na frente, seguido do dominante Kevin Harvick. Na relargada o #4 não deu chances ao #56 e o passou, logo depois foi a vez de Gordon passar Vickers e então uma nova amarela foi acionada. Greg Biffle só trocou 2 pneus e voltou na ponta. No reinicio, Harvick passou Biffle e trouxe Dale Jr. e Jeff Gordon. Com 54 para o fim, Danica Patrick iniciou as paradas em verde e ao fim delas, Harvick voltou em segundo seguido de Jimmie Johnson. Com 10 voltas para o fim, uma amarela surgiu e os pilotos foram para os pits. Jimmie Johnson e Dale Jr. trocaram só dois pneus e voltaram em primeiro. Kevin Harvick trocou os 4 e voltou em quinto. Na relargada Johnson continuou em primeiro e viu seu companheiro também manter sua posição. Com pneus novos Harvick foi pra terceiro, quando detritos na pista levou a prova para a prorrogação. Na relargada, Dale Jr. foi muito bem e assumiu a liderança, com Harvick em segundo e novamente amarela. Na última relargada do dia, Dale Jr. manteve a ponta até a abertura da última volta, quando viu Kevin Harvick o passar pra vencer a corrida.

 Com a vitória, Harvick se torna o piloto com mais vitórias na temporada e vê sua badalada equipe, ser a com mais vitórias também. Jimmie Johnson novamente bateu na trave e terminou em terceiro, seguido de Matt Kenseth e Greg Biffle.

Classificação da Cup após 8 etapas
  1. Jeff Gordon - 297 pontos
  2. Matt Kenseth - 296
  3. Carl Edwards - 278 - Classificado para o Chase
  4. Dale Earnhardt Jr. - 271 - Classificado para o Chase
  5. Jimmie Johnson - 270
  6. Kyle Busch - 269 - Classificado para o Chase
  7. Brad Keselowski - 246 - Classificado para o Chase
  8. Joey Logano - 245 - Classificado para o Chase
  9. Ryan Newman - 236
  10. Austin Dillon - 235
  11. Greg Biffle - 227
  12. Tony Stewart - 224
  13. Brian Vickers - 224
  14. Kyle Larson - 223
  15. Denny Hamlin - 223
  16. Clint Bowyer - 219
 Kevin Harvick está em vigésimo-segundo com 186 pontos e Kurt Busch em vigésimo-sexto com 164 pontos. Ambos já estão classificados para o Chase.

 A NASCAR tem agora uma folga de 1 semana e volta no oval de Richmond, na Virginia.
-------------------------------------------
 Você pode me seguir no twitter: @arthurveiga11.



Nenhum comentário:

Postar um comentário