quinta-feira, 3 de abril de 2014

São Pedro e a NASCAR


 Se a NASCAR não vem tendo um bom entendimento com São Pedro nesse inicio de campeonato em uma primavera atípica nos EUA, a categoria vem mostrando na pista que sua nova forma do chase vem dando certo, com o sexto vencedor diferente em seis provas no ano.

Truck Series


 Durante a semana chegou a nevar na Virgínia, e como esperado a chuva caiu. E ela caiu com muita intensidade, durante todo o final de semana, inviabilizado a realização de alguns treinos livres, tanto da Truck quanto da Cup. O treino qualificatório não foi realizado e Darrell Wallace Jr. largou na frente devido a ser o melhor piloto nos treinos livres. 

 A corrida, agendada para as 15h30 no horário de Brasília, não começou no horário desejado e como o oval de Martinsville não tem iluminação artificial, a prova não pode ser realizada no sábado, sendo remarcada para o domingo, logo após a prova da Sprint Cup.

 No domingo, as condições eram favoráveis, e a prova foi realizada com sucesso. O pole position disputou as primeiras voltas com Timothy Peters, mas algumas amarelas inibiram a realização de longos stints em bandeira verde. A prova que teve muitas relargadas, foi um verdadeiro teste para a paciência dos pilotos. Peters e Wallace Jr. sempre disputavam as primeiras posições, até que chegou Matt Crafton. O atual campeão largou em décimo e foi escalando o pelotão até os lideres. Ele alcançou a primeira posição faltando 25 voltas para o fim, e claro atrás dele, estavam os dois pilotos que antes haviam liderado a prova. Peters passou Jr., e foi pressionar Crafton, no entanto o piloto do truck #88 não deu chances a ninguém, e tinha clara vantagem nas relargadas. A prova foi para o prorrogação e no fim Wallace tocou em Peters que perdeu varias posições e ficou com a segunda posição. Completaram o top 5: Ben Kennedy, Johnny Sauter e Ryan Blaney.

Classificação da Truck após 2 etapas:
  1. Timothy Peters - 82 pontos
  2. Johnny Sauter - 82
  3. Matt Crafton - 78
  4. Ryan Blaney- 78
  5. Ron Hornaday Jr. - 76
Sprint Cup

 A Sprint Cup não teve problemas com o mal tempo, e pode realizar seu treino qualificatório e sua corrida sem problemas. Na qualificação a posição de honra ficou com Kyle Busch. O piloto foi o mais rápido no menor oval da NASCAR e desbancou os favoritos Jimmie Johnson e Jeff Gordon. A grande surpresa ficou por parte de Danica Patrick, que avançou entre os 12 melhores, para a segunda parte do treino. A piloto do carro #10 da Stewart-Hass ficou com a décima posição.

 Na corrida Kyle Busch não mostrou o bom rendimento dos treinos e foi rapidamente superado por Matt Kenseth, que antes, teve de superar Johnson. O atual campeão foi junto com Kenseth e trouxe também Jeff Gordon. A briga pela liderança ficou a maior parte do tempo entre esses pilotos. Outro que apareceu bem mais uma vez foi Joey Logano, que ainda não venceu na categoria, o que parece questão de tempo. Outra boa surpresa foi o Australiano Marcos Ambrose, que liderou algumas voltas. Dale Jr. apareceu na liderança mas não a segurou por muito tempo. A prova caminha para Johnson ou Kenseth, já que o piloto da Hendrick liderou mais da metade das 500 voltas previstas e caminha para sua nona vitória no "clipe de papel", e Kenseth vinha se mostrando regular durante toda a prova. Mas, o irmão do pole position apareceu, Kurt Busch não era o favorito ao inicio da prova, e contou com um ótimo trabalho de sua equipe na última parada, coisa que não aconteceu com Clint Bowyer, que liderava no momento. O Outlaw que havia se envolvido em um acidente no pit road com Brad Keselowski, foi pra cima do #48 e com 473 voltas, o Buschão passou Jimmie Johnson para assumir a ponta. 10 voltas depois Johnson deu o troco e voltou à liderança. Mas, com 10 voltas para o final, o piloto da Stewart-Hass, passou o líder pela última vez na corrida e garantiu seu lugar no Chase, e adiou mais uma vez a primeira vitória de Jimmie Johnson no ano. Kurt Busch não sabia o que era vencer desde 2011, quando chegou em primeiro em Dover, ainda sobre a chancela de Roger Penske. O top 5 acabou assim: Kurt Busch, Jimmie Johnson, Dale Jr., Joey Logano e Marcos Ambrose.

 Dale Jr. mostra-se consistente com 4 top 5s em 6 provas, o mesmo tenho a dizer de Joey Logano, que se torna um forte candidato para vencer a prova do Texas, que busca um sétimo vencedor diferente para a temporada. Outros possíveis vencedores são: Jimmie Johnson, Jeff Gordon, Tony Stewart, Ryan Newman, Austin Dillon, Kasey Kahne, Matt Kenseth, Denny Hamlin, Kyle Larson e algumas outras surpresas que possam vir a aparecer.

 Classificação da Cup após 6 etapas:   
  1. Dale Earnhardt Jr. - 227 pontos - classificado para o Chase
  2. Matt Kenseth - 218
  3. Carl Edwards - 217 - classificado para o Chase
  4. Jeff Gordon - 216
  5. Jimmie Johnson - 209
  6. Kyle Busch - 189 - classificado para o Chase
  7. Brad Keselowski - 188 - classificado para o Chase
  8. Joey Logano - 187
  9. Austin Dillon - 179
  10. Ryan Newman - 174
  11. Paul Menard - 168
  12. Denny Hamlin - 165
  13. Brian Vickers - 165
  14. Marcos Ambrose - 162
  15. Tony Stewart - 154
  16. AJ Allmendinger - 152

Kurt Busch em vigésimo com 146 pontos e Kevin Harvick em vigésimo-quinto com 135 pontos, já estão classificados para o Chase, com 1 vitória cada um.

 A próxima etapa da NASCAR acontece no oval do Texas, e contará com a Nationwide Series e com a Sprint Cup Series.

-------------------------------------------------------------------

 Você pode me seguir no twitter: @arthurveiga11.




Nenhum comentário:

Postar um comentário